Cícero Lee

Cícero Lee (Cascais, 1982) é contrabaixista, compositor e produtor com quase três décadas de atividade na cena musical portuguesa. A sua linguagem alia lirismo, sofisticação harmónica e pulsação rítmica, cultivando a improvisação como espaço de diálogo e escuta coletiva. Iniciou o percurso profissional em 1999 e, ao longo dos anos, colaborou em palco e estúdio com nomes de referência como Júlio Resende, Luís Represas, Dulce Pontes, José Mário Branco, Rão Kyao, Paulo de Carvalho, Sérgio Godinho, Carlos do Carmo, Toto ST, Janita Salomé, José Salgueiro, Salomão Soares, Ivan Lins, Elisa Rodrigues e Desidério Lázaro, entre outros.

Aperfeiçoou estudos em Nova Iorque (Bass Collective), e trabalhou particularmente com Jeff Andrews, Matthew Garrison, Lincoln Goines e Doug Weiss, aprofundando uma abordagem ao contrabaixo centrada na expressividade, som e clareza melódica.

Como líder, editou cinco álbuns: Ventos (2013), Those Who Stay (2015), Na Casa da Nuvem (2020), Resilience (2022) e Light Beyond (2026—em pré-lançamento; gravado em Nov. 2025). Em Na Casa da Nuvem, firma o trio com Salomão Soares (piano) e Joel Silva (bateria), com participações de Desidério Lázaro e Tomás Marques; em Resilience, consolida a escrita e a interação num registo elogiado pela crítica nacional (Jazz.pt). O novo projeto, Light Beyond, apresenta-se em quarteto com Ricardo Toscano (saxofone), Salomão Soares (piano) e Joel Silva (bateria), centrado em música original do autor.

Formado em Gestão da Formação e em Educação pela UAb, O seu trabalho na área da educação está integrado na Interartes desde a fundação, em 2005. Em paralelo, acumulou experiência desempenhando funções na Escola Profissional de Música de Almada, ETIC, Cursos de Verão da Universidade Lusíada de Lisboa, bem como em diversas ações de formação, Masterclasses e Workshops.